quinta-feira, outubro 19, 2006

Visita a Krakow

No fim e semana passado fomos visitar Krakow... Pela primeira vez estivemos numa situação de desconhecimento total da cidade onde não tinhamos ninguém para nos orientar, o que nos valeu foi os mapas e guias cedidos pelo rosquinhas... (Obrigado Diogo ;) !!!
O comboio para Krakow era ás 6 a.m, e o para Praga (Onde embarcaram os checos) era as 5:45a.m .. apesar de estarmos de directa chegamos a estação ás 5:45 e já não fomos a tempo de nos despedir dos nossos amigos que tinham rumado novamente a Praga...
Chegando a Krakow fomos tentar encontrar alojamento e encontramos um hostel fanstástico com umas camas óptimas, que só nos apetecia ficar a dormir o fim de semana todo ;)....

Durante essa tarde ainda tivemos tempo par conhecer o castelo e a catedral que possuí um sino enorme.... e pesado... supomos.. :)

Depois de uma noite em que dormimos que nem uma pedra lá nos levantamos porque era dia de visitar os campos de concentração: Auschwitz e Birkenau (Auschwitz II), e tinhamos autocarro às 8h40. Mas como não sabíamos bem onde era a estação dos autocarros levantámo-nos antes das galinhas polacas...

Quando chegámos à estação um taxista ofereceu-se para nos levar aos dois campos pela módica quantia de 50zl cada um (dá perto de 12,5€), que acabámos por aceitar, não só por comodismo como por conforto. E lá fomos nós com um perigo na estrada, que quase nos matava de susto... :/ socorro...
Aqui começa a parte mais difícil. Quem já foi aos campos sabe do que estamos a falar... Aquela sensação de impotência misturada com raiva e angústia, por nos apercebermos que aquilo aconteceu mesmo... As fotos, os objectos pessoais, as reconstruções de lugares, as descrições e o pior de tudo, as fotos e coisas de crianças... Deprimente.

No caso de Birkenau foi diferente pois tudo estava tal e qual era, nada tinha sido alterado.. a dimensão do espaço do campo fez com que pudessemos imaginar a dimensão da crueldade que ali se passou ...

Por volta das duas da tarde regressamo ao hostel e fomos a busca do bairro judeu de Krakow.. encontramos várias synagogas e o antigo cemitério judeu... Como se pagava para entrar nas synagogas acabamos por não entrar em nenhuma (somos tão forretas... eram 5zl que é aproximadamente 1,25€)...

De volta ao centro da cidade fomos procurar um restaurante para jantar, mas para assegurar que comiamos bem decidimos não arriscar e fomos à Pizza Hut ;) Depois de jantar fomos a procura de um bar de Jazz já que dizem que na Polónia existem os melhores bares de Jazz da Europa... e encontramos um fantástico, pagamos 10zlt de entrada mas era sem dúvida exelente a música o ambiente o atendimento a decoração.. tudo... até os copos eram lindos.. ficamos fascinados.. De regresso a casa ainda houve quem fosse dar um pezinho de dança na discoteca la do sítio a PROSAK... pois é.. para além do bar "Blá Blá" que encontramos no bairro judeu tb encontramos a discoteca Prosak no coração de Krakow...

No dia seguinte (Sábado) foi hora da despedida a Lídia e o Anselmo estavam de regresso a Portugal depois de 10 dias excelentes na nossa companhia ;) ... Nós continuamos a passear pela cidade e decidimos tirar um fotos artísticas por Krakow visto que o nosso comboio de regresso a Poznan era só as 8 da noite.. Cá esta o resultado ... lol